Friday, February 23, 2007

20 ANOS DEPOIS...

Tinha 7 anos quando Zeca Afonso Morreu.
Por influência do meu pai fui crescendo ouvindo as suas músicas, mas foi graças ao professor de História do 8º ano que aprendi a admirá-lo. Este professor, conhecido entre os outros professores como "ovelha negra", destacava-se pela irreverência e originalidade. Chama-se José Alves, ensinou-me o 25 de Abril através das músicas do cantor de intervenção e emprestou-me um vinil do último concerto no Coliseu (que copiei para cassetes e que guardo religiosamente)
E é ainda hoje que, lembrando as aulas de história, ou o professor ou da lágrima que o meu pai deixa escorrer quando ouvimos suas músicas, me emociono.

E é por Zeca Afonso, pelo meu pai, pelo professor de História e por mim :

Venham mais cinco, duma assentada que eu pago

Do branco ou tinto, se o velho estica eu fico por cá
Se tem má pinta, dá-lhe um apito e põe-no a andar
De espada à cinta, já crê que é rei d’aquém e além-mar

Não me obriguem a vir para a rua
Gritar
Que é já tempo d' embalar a trouxa
E zarpar
...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home