Friday, October 24, 2008

O Humor é F*****


Passos atrás

Há uns largos anos, Herman José foi crucificado (oooops, não sei se deva fazer analogias com religião!) por ter feito um sketch sobre a Última Ceia (parte 1 , parte 2 e parte 3) Agora são os Gato Fedorento a enfrentar um processo por conta de “Louvado sejas, ó Magalhães”.
Vamos por partes.
Devo já dizer que o formato “Zé Carlos” não me agrada. Agradar-me-ia se continuasse na RTP e se se continuasse a chamar “Diz que é uma espécie de magazine”. Esperava mais depois de tanto alarido com a mudança de canal e com um contrato milionário. Parece que, inevitavelmente, as coisas se repetem: Herman mudou para a SIC com o mesmo formato da RTP, mas em que a qualidade do programa foi inversamente proporcional ao aumento do seu loiro platinado. Agora os Gato mudam-se para a SIC com o mesmo formato da RTP.
Parece que, desde o Herman Zap e da Última Ceia, pouco mudou nas mentalidades portuguesas. Se se tratasse da caricatura de Maomé, “ai e tal que os muçulmanos são fundamentalistas”, “ai e tal que não têm sentido de humor”, se se trata da religião católica, “ai e tal que há limites”; ai e tal que passaram das marcas”.
Devo dizer que este foi dos melhores momentos dos Gato na era SIC e que me faz uma certa confusão que algumas pessoas continuem a entendê-lo como um crítica à religião católica. De facto não o é! É antes um magnífico texto com analogias ao Catolicismo como o poderia ter sido ao Judaísmo se este, em Portugal, fosse mais expressivo. O Magalhães é entendido como se fosse o Salvador, O JC (ooops) da educação e da tecnologia e os professores o Sacrifício para garantir o sucesso/redenção.
Quando se pensava que as mentalidades tinham sofrido uma evolução parece que, de repente, se deram passos atrás.

1 Comments:

Blogger jorgefm said...

Infelizmente ainda estamos a umas décadas da tal mudança de mentalidades. Pouco mudou além da aparência.

3:18 PM  

Post a Comment

<< Home